Lançamento da quarta temporada da série Parques do Brasil
Uma das produções de maior audiência da TV Brasil, a série Parques do Brasil, lança a sua quarta temporada na COP 30, no dia 09 de novembro, às 19h.
O episódio de estreia apresenta o Parque Nacional da Amazônia, localizado na divisa dos estados do Pará com o Amazonas. A produção traz várias histórias sobre plantas medicinais e espécies emblemáticas como a castanheira-do-pará, a queixada, a onça-pintada, o uirapuru-verdadeiro, entre outras. Com belas imagens da maior floresta tropical do planeta, o episódio mostra as corredeiras do rio Tapajós e retrata a fumaça produzida por centenas de incêndios criminosos.
O segundo episódio revela o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado no litoral sul da Bahia. Além de apresentar o arquipélago, o documentário fala da importância dos manguezais para a saúde dos recifes de corais e saúde planetária. O episódio traz histórias sobre espécies como a baleia-jubarte, o coral-cérebro, o atobá-grande e o rabo-de-palha-de-bico-vermelho.
O terceiro episódio vai até o planalto central e mostra as belas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A produção fala da riqueza do Cerrado e apresenta espécies como o veado-campeiro, a seriema, a onça-parda, a arara-canindé e o pato-mergulhão. E fala sobre a problemática dos incêndios criminosos, uma das maiores ameaças à biodiversidade do Cerrado.
O quarto episódio segue até o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. O parque é composto por um conjunto de ilhas vulcânicas onde vivem espécies únicas como o sebito, a cocoruta, o caranguejo-amarelo e a mabuia. Arquipélago com maior número de aves marinhas do Brasil, protege também espécies como o golfinho-rotador, a tartaruga-verde, o tubarão-limão, o lambaru, entre outras.
A quinta produção apresenta o espetacular Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que protege o maior campo de dunas do Brasil. Entre essas dunas encontramos uma infinidade de lagoas de águas cristalinas e milhares de aves migratórias. Entre os destaques do episódio temos o guará, a tartaruga-pininga e o macaco-prego.
Fechando a temporada, apresentaremos o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no noroeste de Minas Gerais. Neste parque surpreendente conhecemos cavernas com mais de 100 metros de altura, como a Gruta do Janelão, e vimos centenas de pinturas rupestres. Caminhando por entre matas cársticas e na beira de cânions, vimos diversas espécies de aves e mamíferos como o veado-catingueiro e o mocó.
Parques do Brasil é uma série de TV sobre os parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras, retratando a biodiversidade e os ecossistemas naturais desses lugares, e, sua relação com as mudanças climáticas, a história ambiental e a saúde planetária.
Desde 2018, a série é realizada através de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz-COC/Fiocruz, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a Empresa Brasil de Comunicação – EBC.
Ficha Técnica:
Direção e Produção Executiva: Carlos Sanches
Pesquisa de campo e Análise de Conteúdo: Luciana Alvarenga
Roteiro: Carlos Sanches, Joana Moscatelli
Narração: Sidney Ferreira
Montagem: Carolina Rodrigues, Rodrigo Séllos
Trilha Musical: Flavia Tygel
Imagens: Luciana Alvarenga, Carlos Sanches, Edson Faria Jr.
Color Grading: Glauco Guigon
Mixagem de Som: Tiago Picado
Duração: 27:30 min.
Classificação indicativa: Livre
Ano: 2025
Cronograma de exibição da série na TV Brasil:
09/11 – 19h – Parque Nacional da Amazônia
16/11 – 19h – Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
23/11 – 19h – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
30/11 – 19h – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
07/12 – 19h – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
14/12 – 19h – Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Leia também
- Série de TV Nos Caminhos dos Viajantes ganha prêmio internacional20/12/2024 | Curta Biodiversidade
- A série de TV Parques do Brasil nas linhas da Gamboa28/05/2024 |
- De Ouro Branco à Serra da Canastra12/04/2024 | CURTA BIODIVERSIDADE
