Laboratório Audiovisual

Coordenação

Luciana Alvarenga

Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Artes Visuais – História e Teoria da Arte (2011) pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Mestre em Ciência Ambiental (2002) pela UFF. Bióloga pela UFES (2000). Servidora pública da FIOCRUZ desde 2011, produz conteúdos de divulgação científica e de educação ambiental e coordena a cooperação institucional FIOCRUZ-COC | EBC-TV BRASIL | ICMBio, que tem como objetivo o desenvolvimento de documentários sobre história natural, biologia da conservação, biodiversidade, serviços ecossistêmicos, sustentabilidade, história da ciência, e, saúde e meio ambiente. Foi professora de ensino superior da Universidade do Estado de Santa Catarina em Educação para a Sustentabilidade (2010 a 2011) e da Faculdade de Saúde e Meio Ambiente (2003 – 2010). Pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ  (2003 a 2008).  

 

 

Colaboradores

Carlos Sanches

Empresa Brasil de Comunicação

Diretor cinematográfico, roteirista, produtor, cinegrafista e pesquisador de cinema, vídeo e TV. Bacharel em Comunicação Social/Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004). Especialista em documentários socioambientais e de natureza. Empregado público concursado da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, onde exerce a função de produtor executivo, diretor e roteirista da série de TV Parques do Brasil, realizada através de uma parceria entre a EBC, a Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e o ICMBio. Analista de conteúdo de séries de TV como Expedições, Brasil Visto do Céu, entre outras. Diretor de programas e produtor de séries de TV do Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz entre 1997 e 2006.

Lorelai Brilhante Kury

Departamento de Pesquisa - Casa Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Histoire Et Civilisations – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1995). Atualmente é professora do PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz e do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura Científica nos Séculos XVIII e XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: viajantes, história natural, história da ciência no brasil, viagens científicas e iluminismo.

Magali Romero Sá

Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ph.D. em History and Philosophy of Science – University of Durham, Inglaterra. É pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) 2013-2016. Membro do Conselho Editorial da Medical History. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, COC/Fiocruz (2011-2013). Tem experiência na área de História da Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da medicina tropical; relações científicas internacionais; viagens e coleções científicas séculos XIX e XX; meio ambiente e saúde. Vice-Diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz (2013 – 2017 ). Vice-Diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz (2017- ).