Laboratório Audiovisual

| 07/06/2023

EBC e Fiocruz renovam parceria e produzem série documental

No dia 6 de junho, às 14h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, ocorreu a celebração da renovação do acordo, um bate-papo com os realizadores e a exibição do primeiro episódio da série.

 

Fruto do acordo da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a série documental Nos caminhos dos viajantes teve seu pré-lançamento na semana do meio ambiente.

A mesa de abertura contou com a presença de Cristina Araripe, coordenadora de divulgação científica da Fiocruz; Marcos Pinheiro, diretor da Casa de Oswaldo Cruz; Maria Augusta Ramos, gerente executiva da EBC; Fabiane Gaspar, assessora técnica de cooperação da Casa de Oswaldo Cruz.

 

O acordo tem como objetivo o desenvolvimento de produções audiovisuais sobre biodiversidade, patrimônio natural e cultural, história ambiental e das ciências, saúde e meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade.

 

Produzida integralmente no sistema 4K, a série Nos caminhos dos viajantes revela as práticas científicas dos séculos 18 e 19 e compara as experiências de campo daquela época com agora, destacando as espécies e as paisagens naturais que os naturalistas relataram e o que podemos observar hoje.

 

Em seu primeiro episódio, o programa apresenta os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, de Fernando de Noronha e dos Abrolhos, apresentando relatos de viajantes naturalistas como Charles Darwin, Charles Frederick Hartt, John Nicholas Ridley e John Casper Branner.

 

 

 

A mesa de realizadores e a exibição do primeiro episódio da série, contou com a presença da analista ambiental Josângela Jesus, representando o Parque Nacional de Abrolhos;  Rosana de Andrade representando Carla Guaitanele, do Parque Nacional de Fernando de Noronha; do cineasta e produtor da TV Brasil, Carlos Sanches, da bióloga e cientista ambiental, Luciana Alvarenga, e, da historiadora Lorelai Kury, ambas pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz.

 

Leia também