Nos Caminhos dos Viajantes - Temporada 1 | EPISÓDIO 3 | Da Baía de Guanabara à Serra do Ibitipoca
Serra dos Orgãos, Rio de Janeiro. Carl Friedrich Philipp von Martius, 1841.
No início do século XIX, partindo da cidade do Rio de Janeiro, havia poucos caminhos para o interior do Brasil. Num deles era preciso atravessar a Baía de Guanabara de barco até o Porto Estrela, onde se podia contratar mulas de carga e tropeiros. Antes de seguir viagem em direção às Minas Gerais, muitos se hospedavam na Fazenda Mandioca, propriedade do então Barão de Langsdorff. Através dela conheciam a Serra dos Órgãos, famosa por seus picos de formatos inusitados, hoje no interior do parque nacional homônimo. A região foi visitada por Carl Friedrich von Martius e Johann Baptist von Spix, que se maravilharam com a exuberância da Mata Atlântica e sua fauna.
Pouco tempo depois, a Serra receberia o naturalista George Gardner, que empreendeu a subida até a Pedra do Sino, descrevendo várias espécies de plantas dos campos de altitude. Para subir até lá utilizou os caminhos criados pelas antas, animal que está extinto no parque há mais de 100 anos. Depois de descer a serra, o episódio segue até a divisa das províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, às margens do rio Paraibuna, onde existia um registro, hoje em ruínas, por onde todos passavam. Concluindo o episódio, seguimos a rota de Auguste Saint-Hilaire através da Serra do Ibitipoca.
Desde 2017, a série é realizada através de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz-COC/Fiocruz com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, e, a Casa de Oswaldo Cruz-COC/Fiocruz com a Empresa Brasil de Comunicação – EBC.
SÉRIE DE TV NOS CAMINHOS DOS VIAJANTES
Ficha técnica
Direção e produção executiva: Carlos Sanches
Pesquisa de campo e análise de conteúdos de história natural: Luciana Alvarenga
Imagens: Luciana Alvarenga; Carlos Sanches.
Roteiro: Carlos Sanches, Stephania de Azevedo
Narração: Priscila Rangel, David Tapajós
Montagem: Carolina Rodrigues
Pesquisa e análise de conteúdos históricos: Lorelai Kury
Trilha Musical: Ricardo Vilas
Animação: Bárbara Pereira
Videografismo: Lia Magalhães
Color correction: Glauco Guigon
Leia também
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha04/11/2025 | Luciana Alvarenga
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros04/11/2025 | Luciana Alvarenga
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu04/11/2025 | Luciana Alvarenga
